Festfado é um projecto que integra um concurso composto por diversas eliminatórias com a programação de Dora Maria. O objetivo é promover o fado, divulgando e incentivando novos fadistas, apadrinhados pela actuação de autores e interpretes consagrados.

Da planície alentejana à lezíria ribatejana, a segunda edição do Festfado vai envolver os municípios de Ponte de Sor, Benavente, e Samora Correia, na produção do Festfado Alentejo e Festfado Ribatejo. Para além da residência de Dora Maria acompanhada pelos músicos Pedro Amendoeira, na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal, na viola, e Fernando Maia, na viola baixo, o festival apresenta os fadistas designados nas seguintes datas:

Festfado Alentejo – Cine-Teatro de Ponte Sor 
17 de Fevereiro- Teresa Tapadas
17 de Março- Rodrigo Costa Felix
21 de Abril – Ana Sofia Varela
19 de Maio- Mafalda Arnauth
16 de Junho- João Chora
21 de Julho- Lenita Gentil

Sobre o concurso:

– os concorrentes deverão inscrever-se através do mail Festfado@gmail.com enviando os seus dados pessoais e uma gravação em áudio ou vídeo;

– o vencedor receberá como prémio a gravação de um álbum em CD, e haverão prémios monetários para o segundo e terceiro qualificados;

– o júri é composto por quatro elementos: dois membros residentes destinados pela autarquia e dois convidados em cada gala, um dos fadistas convidados, e uma figura pública de outra área artística.

Dora Maria, alentejana de berço e fadista de coração, regressa em Fevereiro com a segunda edição do Festfado que este ano se estende à região do Ribatejo. Na sua discografia encontramos o álbum de estreia “Mar de Tanto Amar”, e o sucessor “Encontros”, de 2015, com a produção de José Cid, direcção musical de Custódio Castelo, e a participação de Jorge Benvinda dos Virgem Suta. Como a sua carreira não se limita às gravações, Dora Maria fundou o primeiro Festival de Fado da região do Alto Alentejo no ano passado, em Ponte de Sôr, distrito de Portalegre, que contou com as actuações de Maria Armanda, Joana Amendoeira, Custódio Castelo, entre outros.
Festfado Ribatejo
10 de Março- Centro Cultural de Samora Correia – José da Câmara  
7 de Abril- Cine-Teatro de Benavente – Maria Armanda
13 de Maio- Cine-Teatro de Benavente – Ana Lains
17 de Junho- Centro Cultural de Samora Correia – Teresa Tapadas
7 de Julho- Cine-Teatro de Benavente – António Pinto Basto
Advertisements